A Prefeitura de Contagem assegura o acesso à Educação com qualidade social preservando a segurança de estudantes e servidores.
A Escola Municipal Ápio Cardoso, localizada na região Vargem das Flores, está sendo reformada e já conta com obras avançadas, que entram na reta final para conclusão.
A previsão é que a unidade esteja pronta para receber de volta os (as) estudantes ainda no segundo semestre deste ano.
A unidade foi interditada pela Defesa Civil, no final de 2021, devido a riscos geológicos. Desde fevereiro de 2022, estudantes da unidade estão sendo atendidos, provisoriamente, no Centro de Referência à Criança e ao Adolescente – Espaço Crescer, no bairro Darcy Ribeiro.
Em novembro de 2021, foi iniciada a primeira etapa de obras na escola, com a recomposição do telhado e do guarda-corpo. A obra foi concluída em fevereiro deste ano ao custo de R$135.087,27.
Em março de 2022, teve início a segunda etapa da reforma da unidade, com a reconstrução do muro de arrimo e dos corredores entre os blocos internos, tratamento das trincas do muro, manutenção do alambrado da quadra, substituição dos pisos das salas e eliminação de infiltrações do telhado.
Ainda na segunda etapa estão sendo feitas a pintura geral (interna e externa), a manutenção no sistema de drenagem dos pátios e da área da quadra, a demolição dos bancos e mesas de alvenaria do refeitório e o polimento de pisos. O custo desta etapa está previsto em R$ 469.132,64 e a conclusão é estimada para final de agosto.
As obras na E.M. Ápio Cardoso foram realizadas em caráter emergencial diante dos estragos provocados pelas chuvas e que causaram a interdição da unidade. Segundo a secretária de Educação, Telma Fernandes, a obra é de grande importância para a comunidade escolar. “Estamos felizes em poder entregar à comunidade local a Escola Ápio Cardoso, totalmente reformada, e em boas condições para que os estudantes e comunidade escolar se sintam seguros e tenham conforto para estudarem e trabalharem”, informou.